Krishna em O Mahabharata [trad. Jean-Claude Carrière]

"Resiste ao que resiste em ti.
Sê tu mesmo"

domingo, 2 de novembro de 2008

Acho que o que interessa mesmo é o pensamento crítico. Não saber os nomes pra saber citar os nomes. Nem necessariamente para produzir grandes conhecimentos em cima disso. Talvez nem mesmo estar sempre apto a dissertar sobre os temas. Mas por questões pessoais, como numa espécie de processo de análise e/ou terapia embasado em filosofia, sociologia e antropologia.


Mesmo que eu nunca cite com propriedade Barthes, Foucault, Deleuze, Derrida, Eco, Merleau-Ponty, Hanna Arendt, Debord, Certeau, Nietzsche, Sartre, Kant, Kafka, Camus, Cortázar, Lacan, Jung, Bourdieu, Baudrillard, Baumman, Heidegger, Habermas, Flusser, Adorno, Benjamin, todos esses nomes me páram toda vez que eu entro numa livraria. E eu quero passar tempo suficiente com cada um deles até que se tornem não familiares, porque isso já o são há tempo suficiente, mas realmene íntimos.


O que importa é poder citá-los para si mesmo, ser capaz de associar suas idéias àquilo que nos se apresenta como realidade. Tentar entender o que eles mesmos entendiam como humanidade.

Nenhum comentário: