Krishna em O Mahabharata [trad. Jean-Claude Carrière]

"Resiste ao que resiste em ti.
Sê tu mesmo"

quinta-feira, 26 de fevereiro de 2009

Minha vida é um jogo cíclico de expor e esconder.

De um lado tem esse eu para o público, que se reinventa a cada oportunidade, mas que segue uma regra constante: aparecer. Se possível, ser o centro das atenções, que seja da atenção de um alguém ao menos. E o personagem muda de roupa, de cara, de gestos, até de discurso, pra ganhar a platéia.

Do outro lado tem esse eu que é só meu. Que se esconde, se entoca. Que não sai da cama, que tranca o quarto, que não atende o telefone, que não recebe visitas, que dá desculpa que tá doente e fura com os amigos, que vai ao cinema, ao concerto, à exposição, ao japonês, ao uruguai, argentina e chile sem cogitar chamar alguém pra ir junto.

***

Quando eu estou entre alguéns eu falo alto e sou toda sorrisos. Mas quando eu não to afim de ver ninguém não tem jeito. Não há o que me tire desse quarto.

quarta-feira, 25 de fevereiro de 2009

às vezes a gente é sagitário na vida. aí tem que saber onde termina o homem e começa o cavalo. porque o cavalo é forte e galopa a passos largos. mas se não é a comando do homem, este pode encontrar-se depois onde não tinha a menor intenção.


se tens o ímpeto de ir, vá
pra ver como é,
para se perder, se misturar, vá

mas quando for, volte

vá o mais longe que precises ir

mas depois percebas onde estás
percebas que estás longe demais, talvez

e aí volte

segunda-feira, 23 de fevereiro de 2009

Oração dos sonhos


  • que tenhas clareza para entender seu lugar no mundo e sonhar e lutar por aquilo que lhe cabe;
  • que conquistes o que mereces;
  • que tenhas sabedoria para lidar com o que o universo lhe traga;
  • que tuas conquistas te levem a novas compreensões, para que continues movimentando-se [não em busca, mas] em direção a realizações ainda maiores;

"você é muito romântica

você sempre termina o que você escreve com o seu casal perfeito."

eu tenho algumas coisas a dizer sobre isso. primeiro, que fique claro que não é só o que eu escrevo. é tudo o que eu faço, tudo em que eu penso, todo o tempo. porque é amor que eu sinto por alguém que eu não sei se conheço, mas é amor. e amor a gente sente integralmente o tempo inteiro, ou não é amor. é amor por essa pessoa, os filhos que vamos ter, a casa que vamos construir, as manhãs de domingo, o cachorro, o gato, o quintal...

que fique registrado que foi uma observação pertinente, que não é um homem perfeito, é um casal perfeito. é uma vida perfeita, abençoada. uma vida que existe, perto da natureza, perto da verdade. uma vida de mãos sinceras e olhares companheiros. uma vida de mãos e olhares na terra, debaixo do sol e de frente pro vento fresco, a cama sempre virada pro nascer do dia.

eu não sei quando vais vir, nem de onde vais vir. mas eu te sinto perto e tua quase presença me acalma e me fortalece. não serás perfeito. serás exato. cheio de detalhes, posso descrevê-lo. mãos e dedos largos, braços finos porém fortes, a boca grande. olhos fundos. a alma grande. pés compridos, senso de humor, sim, mas na maior parte do tempo sério. as pessoas não entendem muito. algumas se encantam. mas é porque és distante. dos próximos não. dos próximos és muito próximo e fazes muito bem.

eu sei dos momentos felizes que virão de nós juntos, das gargalhadas, da intimidade telepática, dos nossos melhores momentos chegando quando tivermos passado dos 50 anos.

domingo, 22 de fevereiro de 2009

o carnaval lá fora

deixa

deixa passar o bloco
o povo cantando

ladeira acima
ladeira abaixo
ladeira acima
ladeira abaixo

deixa, deixa passar o bloco

aqui dentro eu deixo a claridade entrar
deixo ventar
até aqui dentro não ser mais dentro
até não ter dentro nem fora

***

eu gosto de carnaval, mas que não seja o dia inteiro nem todos os dias. podia ser uma vez por mês o carnaval. todo primeiro sábado do mês.
porque eu gosto de carnaval, mas eu gosto mais de estar aqui, de estar comigo. a festa na rua não tem tamanho, não tem limites. eu também gosto de não ter tamanho nem limites, mas em outra direção.