Krishna em O Mahabharata [trad. Jean-Claude Carrière]

"Resiste ao que resiste em ti.
Sê tu mesmo"

segunda-feira, 8 de junho de 2009

redonda e fértil

Já é noite quando ela sai do escritório. Senta-se à janela e percorre todo o caminho conversando em silêncio com aquela lua grávida e pesada, pregada no meio do céu. Cantarola a melodia entoada na outra noite, sobre o brilho da lua, lua cheia, na beira do mar, o brilho da lua. Chega em casa e não acende nenhuma lâmpada. Abre a janela e deixa a palidez entrar. Deita-se e olha pela janela. Desse ângulo ela quase consegue trocar a cama por um gramado, ela quase se transporta a olhar o céu de outras noites, com mais estrelas. O frio a obriga a voltar para casa e levantar-se.

A lua cheia sobe mais ainda no céu. Uma moeda do mais valioso tesouro, uma pérola imensa do mar mais profundo, uma esfera de marfim. A lua ilumina a noite porque reflete o sol.

Ela também refletia o sol. Quanto mais quente e intenso brilhasse o sol diante dela, quanto mais perto ele trouxesse seus raios a beijar seu rosto, mais reluzente ela passearia pelo céu, assegurando os campesinos de uma boa colheita e as mães de que seus filhos nasceriam e cresceriam saudáveis. É uma mãe ancestral que ela vê nessa lua, ela mesma redonda e fértil, seu útero inchado e pronto para abrigar a semente, seus seios cheios de leite para nutrir o filho do sol.

Ela então acende uma vela e reza. Reza para essa mãe nos céus, para essa luz refletida do sol se reflita também em si e que ela também tenha luz e que um dia ela dê à luz uma criança dourada. Reza para que o sol esteja cada vez mais perto, que venha a ela na forma de um leão forte e terno e que esse leão lamba sua face e se deite com ela na cama e que olhem juntos a lua e que dêem as mãos e que possam envelhecer juntos e que seus dias e noites sejam sempre repletos de luz.

domingo, 7 de junho de 2009

quatro paredes, eu, você e Deus

Tem essa música da Marisa Monte, quatro paredes, em que ela fala sobre estar a sós com alguém.

Eu só não te convido pra dançar
Porque eu quero encontrar com você em particular
Há tempos tento encontrar um bom momento
Alguma ocasião propícia
Pra que eu possa pegar sua mão, olhar nos olhos teus
Seria bom, quatro paredes, eu, você e Deus

Eu não conhecia a música, foi uma amiga que recomendou. É bem o que anda passando pela minha cabeça ultimamente. Aí foi engraçado que eu coloquei esse último verso no meu msn: Seria bom, quatro paredes, eu, você e Deus. Sabe que vieram me perguntar o que Deus ia fazer lá?

Acho um pouco triste que muita gente não ache esse verso romântico, que muita gente não entenda como é bom estar com alguém e sentir Deus junto. Principalmente se os dois sentirem. Vivemos uma época de ceticismo, eu sei. Tem uma certa ridicularização das religiões, um preconceito enorme contra qualquer manifestação de espiritualidade. Já estive entre quatro paredes com um cara que só fazia falar mal de toda e qualquer manifestação religiosa. Evidentemente não fluiu.

Eu acho linda essa imagem. Melhor ainda seria Na natureza, eu, você e Deus, mas entre quatro paredes já me parece bastante satisfatório. O importante é poder olhar nos olhos e ver amor, e ver Deus nesse amor, ou vice-versa. E portanto, finalmente caiu a ficha, é muito importante que esse alguém com que se está entre quatro paredes também dê valor a isso. Só assim pode-se estar à vontade.