Krishna em O Mahabharata [trad. Jean-Claude Carrière]

"Resiste ao que resiste em ti.
Sê tu mesmo"

segunda-feira, 16 de março de 2009

sozinha pela primeira vez

Já passei muitos dias, semanas e meses solteirando pelo Rio de Janeiro. Mas nunca sozinha como agora.

Sempre tinha alguém em questão. Muitas vezes alguéns. Pretendidos muito mais que pretendentes. O olhar sempre ávido scaneando os ambientes em busca do príncipe encantado, ou ao menos um alvo fácil pra me levar pra casa.

Agora é diferente. Agora, pela primeira vez, entendo o que tantas vezes ouvi dizerem. Me pergunto se quem diz alguma vez entendeu tão bem como eu entendo agora.

"estar bem consigo mesma"

Não adianta ninguém dizer pra ninguém o que é preciso. Porque é preciso sentir isso antes de querer sentir, é preciso que o próprio corpo e a mente entendam antes da razão. A razão só entende quando percebe que o corpo e a mente estão traquilos lá do outro lado, bastando-se.

Aí então é possível dormir tranquilo e acordar leve. Estar com amigos e dirigir a eles toda a atenção. Dançar com o corpo inteiro. Ir embora quando está cansado. Sair de cabelo desgrenhado e roupa larga e chinelo velho e não estar nem aí mesmo. Desligar o celular e fechar o computador pra ninguém interromper sua sessão pipoca na noite de sábado.


Isso sim é leveza.

2 comentários:

Anônimo disse...

Ola Clarice, Seu Anonimo voltou.
E eu nao sou o Anonimo do post anterior,nao. Sou o anonimo n°1. ;)
Acho que vc nao sentiu minha falta, afinal, quem sente falta dos anonimos?
Estava com saudades dos seus textos, tao carregados de sentimentos, que as vezes acho que vc esta falando so pra mim, e pros outros leitores.
Sim menina, e vc que achava que nesse mundao de internet ninguem leria seu blog?

iuli vieira disse...

seus textos são realmente profundos e tocam na questão central das coisas com uma sutileza e sabedoria incomparáveis.
Não estou rasgando seda ou sendo gentil. Me emocionei verdadeiramente com eles e me identifiquei com muitos.
Continue sempre escrevendo...
bjs