Krishna em O Mahabharata [trad. Jean-Claude Carrière]

"Resiste ao que resiste em ti.
Sê tu mesmo"

segunda-feira, 29 de setembro de 2008

não vai ser agora, mas alguém tem que escrever a diferença entre pasta e rede. sabe esse papo de que a gente ainda lida com o imaterial/virtual como se fosse material?

***

por exemplo, que saco isso de nomear arquivo. sabe essas pessoas que tem métodos ultra mega cartesianos de organização de pastas e códigos de nomeação de arquivos? admirável habilidade essa, de criar sistemas de bibliotecar seus documentos no espaço virtual. o problema é que os recursos oferecidos são ainda muito cartesianos mesmo, de outro tempo.

gente, chega de pastas e nome de arquivos, eu quero colocar tags e estabelecer conexões entre elas, inclusive  a partir da observação de similaridades. tipo o twine. mas tem que ser o desktop inteiro, tem que ser tudo assim, o arquivamento de fotos por exemplo, ou de músicas no player. quero poder colocar quantas tags me ocorrerem, quero criar sequências e arranjos e hierarquias entre elas, segundo os meus critérios!!!


isso sim é o design para escritório que precisamos. do escritório virtual. e não me interessa se você coloca o seu desktop num lap top ou numa caneta que projeta na parede. nem se isso está em cima de uma mesa ou numa espriguiçadeira acolchoada. sinceramente? chega de fazer mesa e cadeira, estou muito satisfeita com as que eu tenho em casa... o que me deixa trincada é o ambiente metafórico do windows, como se "o computador" (como chamar essa coisa que habita o computador, que não é só a internet, mas tbm os softwares, os documentos criados e arquivados, mas que tbm não é o físico, o hardware, é o fluxo de informação mesmo...?) só pudesse ser compreendido se fadado à eterna sina de travestir-se de objeto familiar do homem moderno.
e essas representações são tão bruxuleantes quanto as sombras platônicas que nunca se comparam aos originais, às idéias, aos conceitos. mas "o computador" tem um potencial tão maior. o que causa em mim essa mutação, esse novo ramo da arquivologia, essa nova habilidade de categorizar e organizar coisas. exatamente por que não são mais coisas, são idéias coisificadas na tela. 


adiós descartes, finalmente podemos dispensar-te!  

Nenhum comentário: